top of page

Lala Organizer na Revista Bons Fluidos


Ebaaaaaa, finalmente saiu a matéria de organização na Revista Bons Fluidos - edição de Março (nas bancas) na qual eu tive uma participação. Abaixo segue a série de perguntas e respostas completas, bem como as fotos da matéria! Muito obrigada a editora Katia Stringueto pela oportunidade!!!!

"1. Como organizar os documentos?

Indico sempre organizar os documentos em pastas sanfonadas ou até mesmo naquelas pastas suspensas de arquivo com as devidas indicações por etiquetas. Hoje em dia, podemos encontrar no mercado mini arquivos portáteis para pastas suspensas, que podem ser colocados dentro do armário do escritório. E lembrando que:

- Alguns documentos poderão ser descartados ao longo do tempo, por isso, é sempre bom revisar as pastas arquivadas.

- Nem todo papel deve ser guardado. Avalie sempre a importância e real necessidade de arquivar.

2. Dentro do guarda-roupa, como aproveitar melhor os espaços?

Depende muito da disposição do armário, da quantidade de roupas e de como o cliente prefere a organização. Porém, itens indispensáveis na minha opinião são as caixas organizadoras (sejam elas de plástico ou papelão), as colmeias e o gabarito na hora de dobrar (acredite: uma roupa mal dobrada dentro de uma gaveta pode ocupar o dobro de espaço que ela normalmente ocuparia se estivesse dobrada com a ajuda de um gabarito)

3. Como deixar a mesa do escritório em ordem?

Não existe uma regra pra conseguir deixar ela sempre organizada, mas se pensarmos no assunto se suas gavetas estiverem devidamente organizadas, você não precisa deixar nada bagunçado em cima da mesa. E é sempre importante criar um cronograma das atividades para não ser engolido pelos papéis no final do dia! Descarte o que não for mais precisar, anote os recados em só um lugar (de preferência um caderno) e tente sempre voltar as coisas para seus devidos lugares.

4. Como não passar vergonha ao abrir a bolsa? (onde tudo costuma estar jogado e bagunçado e a gente nunca acha o que procura?)

Menos é mais! Carteira, nécessaire, óculos, agenda. Do que mais precisamos? Se mesmo assim for impossível manter a ordem, utilize organizadores de bolsas.

Ah!!!!! E cuidado com a tentadora vontade de guardar TODOS os comprovantes de cartão de crédito e débito, papeizinhos de todos os cantos, cartões e mais cartões.

Sempre bom dar aquela “limpada” no final do dia! Esvazie, limpe, coloque tudo de volta. Criando essa rotina, dificilmente passará vergonha ao abri-la ou procurar alguma coisa.

5. Tenho mais livros do que a casa de um jornalista permite ter. O que vc sugere?

Essa é uma questão muito pessoal. Depende do quanto esses livros são importantes pra você e a frequência que você os consulta. Se optar pelo descarte de alguns, coloque todos no chão, pegue um a um, folheie, avalie qual a real necessidade de mantê-lo. Doa, venda, dê de presente... mas não acumule se não fizerem mais sentido pra você.

6. Que outras minidicas vc costuma dar e que são uma mão na roda na vida das pessoas? Vale dica para qualquer espaço da casa. Vou falar de cozinha, lavanderia, escritório, banheiro, quarto...

Caixas organizadores – use-as sem moderação. São práticas e ótimas para categorizar e setorizar. Se sentir que é difícil de localizar algum item, use etiquetas na frente ou as transparentes de plástico.

Na lavanderia deixar sempre os gabaritos para as dobras de camisetas.

No banheiro aquelas cestinhas de plástico são ótimas para categorizar os produtos e deixar tudo organizado no gabinete embaixo da pia.

Cozinha – os potinhos de plástico de um lado.... tampas de outro! Acredite: isso economiza MUITO espaço! O mesmo funciona para as panelas! Prateleiras montáveis são uma ótima solução para quem não tem muito espaço (a venda nas principais lojas de decoração ou coisas para casa).

Bijuterias – Colocar em saquinhos ZipLoc ou de organza (por serem transparentes, facilita muito na hora de procurar)

7. Acordar bem cedo e não ter o que vestir? Qual é a sua dica para quem tem pouco tempo para se arrumar de manhã, não perder a hora em frente ao guarda-roupa?

Separar a roupa e os acessórios na noite anterior – sempre!!! Verifique a previsão do tempo e pra quem mora em cidades em que o clima varia durante o dia, adote a técnica da cebola. Sempre coloque um casaquinho na bolsa!

8. Qual é o tempo que vc costuma sugerir para que o seu cliente faça uma auditoria no guarda-roupa e se desapegue do que não usa mais?

Depende muito da quantidade e o apego que tem nas coisas. Mas, normalmente, na consultoria inicial (visita técnica) eu já vou avaliando tudo que o cliente tem, o que ele precisaria tirar, que itens organizadores ele deverá comprar, como ele se comporta com a ideia do descarte e aí sim já consigo avaliar o que precisará ser feito com aquele cliente. É importante que o cliente acompanhe o descarte.

9. Cabos, baterias, carregadores de celular antigo... como organizar essa tralha?

Pq ter um carregador de celular antigo? Você vai usa-lo novamente???? DESCARTE!!!!!

Guarde somente aquilo que você usa e sabe para qual aparelho eletrônico ele serve. Não tem sentido guardar um cabo carregador de um aparelho que você nem possui mais!

Para organiza-los, o jeito mais rápido e prático, na minha opinião, é enrolar os fios e prender com um elástico de cabelo! Não use aqueles elásticos de dinheiro por um simples motivo: depois de um tempo eles simplesmente derretem!

Coloque tudo em uma caixa! Dá até pra etiquetar para quê cada um serve!

10. Na cozinha, há uma ordem para copos, xícaras, pratos fundos, rasos? Como vc orienta uma boa arrumação? Além da dica das prateleiras (que achei sensacional) tem mais alguma para colocar essa parte em ordem? Às ezes cabe tudo mas fica feio.

Na cozinha devemos sempre categorizar e separar por uso (função) – uso frequente ou frequência média ou baixa. Para organizar os copos e taças a melhor técnica é enfileirar – o que tem na frente até o fundo do armário. Xícaras podem ser colocadas em cima dos pires (dependendo da quantidade e tamanho dos armários) ou presas em ganchinhos na prateleira e pratos empilhados (lembrando sempre da frequência de uso – a gente não usa prato fundo todo dia, né?). caso não tenha uma cozinha com armários super planejados, hoje o mercado está recheado de itens organizadores.

No mundo da organização existem várias dicas que podem facilitar a vida das pessoas, e eu costumo sempre me adaptar às necessidades dos clientes, porém algo que precisa estar sempre em mente na hora de organizar é a prática do desapego ou descarte.

Além disso, o mais importante não é apenas organizar os espaços, e sim se disciplinar e a criar hábitos de organização. Criar rotinas, planejar, desapegar de coisas sem necessidade, enfim."

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page